Coleção: Graça P. Corrêa

Biografia

Graça P. Corrêa é investigadora em Ciência e Arte na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, integrada no Centro de Filosofia da Ciência-CFCUL, onde atualmente dirige projetos de investigação interdisciplinar sobre a correlação entre Teatro e Teorias da Emoção/Empatia, Sinestesia, Ecofilosofia e Ética.

Concluiu o Ph.D. in Theatre no Graduate Center da City University of New York enquanto bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na sequência de um Mestrado em Encenação realizado no Emerson College em Boston, premiado com o apoio da Comissão Fulbright e da Fundação Calouste Gulbenkian, da Licenciatura em Arquitetura pela UL e em Teatro na ESTC.

A convite de Carlos Fernando iniciou a sua atividade de encenadora e dramaturgista no GTH-Teatro da Graça, onde trabalhou obras de Tchekov, Ibsen, Gorki, Galine, Strindberg e Turgenev. Desde então encenou e cenografou obras suas (Beatrix Cenci, Sangue de Lorca, Automata, Zero Horas, Eleanor Marx, Audição Mecânica, Gilles de Rais) e de autores como Harold Pinter, Edward Albee, Arthur Schnitzler, Tennessee Williams, Christopher Hampton, Ariel Dorfman, Lanford Wilson, Alan Ayckbourn, Mary Chase entre outros, nos palcos do Teatro Experimental de Cascais, Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro da Trindade, Capital Artistas Unidos, Teatro da Graça, Emerson Stage Boston, Comuna Teatro de Pesquisa, Auditório Municipal de Loulé, Auditório Municipal de Albufeira, Companhia Teatro Sintra, Bescénico e Espaço Hangar-Inimpetus. Foi diretora de casting e de actores para a televisão (NBP Produções). Tem colaborado como dramaturgista e tradutora em companhias profissionais, principalmente no Teatro Experimental de Cascais dirigido por Carlos Avilez. 

Como docente colabora no Mestrado em Encenação e Artes Performativas da Escola Superior de Teatro e Cinema e no Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade da Universidade de Lisboa, tendo lecionado teoria e prática teatral no BMCC-CUNY, na Universidade de Évora e na Escola Profissional de Teatro de Cascais. 

Das suas publicações internacionais recentes destaca os livros Gothic Theory and Aesthetics: Transdisciplinary Landscapes in Film, Theatre, Architecture and Literature (2021) e Sensory Landscapes in Harold Pinter: A Study in Ecocriticism and Symbolist Aesthetics (2012); os artigos “’White people all over’: Refugee Performance, Fictional Aesthetics and Dramaturgies of Alterity-Empathy, CTR-Contemporary Theatre Review, 2020), “Longing and Belonging through Migration: Otherness and Empathy in Theatre and Philosophy” (Performing Ethos, 2019), “Towards an Ecophilosophical Reading of Space and Landscape in Theatre, Drama and Performance” (Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea, 2017) e “Dramaturg as Context Manager” (Routledge Companion for Dramaturgy, 2015).